3 estratégias de marketing digital para lojas de conveniência

três estratégias de marketing digital para lojas de conveniência

As pequenas lojas de conveniência às vezes acreditam que não têm tempo ou dinheiro para ser competitivas on-line. Elas pensam que só podem enfrentar tantos desafios de uma só vez e ainda estão aprendendo sobre o mundo dos negócios em geral. Muitas delas podem preferir levar as coisas devagar e ficar com uma ou duas formas básicas de publicidade, assumindo que seus negócios evoluirão com o passar do tempo.

Elas podem até pensar que a melhor estratégia é simplesmente esperar que os clientes apareçam. Como eles são uma pequena empresa, podem pensar que precisam apenas de um pequeno número de clientes.

Esta não é uma abordagem eficaz. Nunca há uma garantia de que seu negócio irá atrair clientes apenas por existir e, mesmo que isso aconteça, você pode não atrair tantos clientes quantos os necessários para que seu negócio se torne lucrativo.

Alguns benefícios do marketing digital incluem:

  • A capacidade de interagir com seus potenciais clientes e aprender exatamente o que eles estão procurando.
  • A capacidade de alcançar um mercado global.
  • Você pode economizar dinheiro e alcançar mais clientes por menos dinheiro do que os métodos tradicionais de marketing.
  • Conhecer seu público e permitir que o conheçam pessoalmente, o que pode ajudar a criar fidelidade à marca.
  • Você pode acompanhar imediatamente as respostas aos seus esforços de marketing.

Por que investir em marketing digital para lojas de conveniência?

Se você tem evitado o marketing digital, é porque você acha que simplesmente não está pronto? Você acha que só precisa de algum tempo para se estabelecer e então você vai descobrir o ângulo do marketing digital?

O problema com esta abordagem é que seus clientes e potenciais clientes já estão on-line. Agora mesmo. Há uma boa chance de que eles já estejam procurando um estabelecimento com o seu nome, mas se eles não conseguirem encontrá-lo, eles vão escolher outra loja.

É assim que as pessoas fazem negócios hoje em dia. Quando alguém tem interesse em um produto, seja em seu nicho em geral ou se está curioso sobre sua marca, a primeira coisa que essa pessoa faz é pesquisar  na internet e ver o que pode descobrir sobre você.

Os potenciais clientes esperam encontrá-lo lá com um website e uma presença nas mídias sociais. Eles podem estar à procura de críticas para que possam saber o que outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa e se ela é um lugar que atenderá as vontades do cliente.

Se um potencial cliente não puder encontrá-lo on-line, eles podem concluir que seu negócio não parece ser legítimo. Há uma grande chance de que muitos desses clientes em potencial decidam não levar seu negócio a sério e se dirijam a outro lugar.

Uma vez que tenham tomado essa decisão, é provável que eles não mudem de ideia. Por isso é importante que sua loja de conveniência invista em estratégias de marketing digital para fazer com que sua empresa seja vista on-line e atraia clientes. Afinal, postos de combustíveis e lojas de conveniência são um ótimo negócio.

Em outras palavras, as pessoas precisam de combustível regularmente. Elas também precisam de outros pequenos itens de conveniência. É muito fácil ir até a loja mais próxima e confiável e conseguir as coisas que você precisa.

Por isso, um pouco de marketing digital pode levar seu negócio ainda mais longe. Especialmente quando se está em uma situação competitiva. Nesse sentido, aqui estão algumas estratégias de marketing digital para lojas de conveniência.

3 estratégias de marketing digital para lojas de conveniência

O marketing de lojas de conveniência pode vir em muitos formatos, tamanhos e formas. Especialmente agora na era da transformação digital que está em pleno andamento, suas ideias de publicidade para uma loja de conveniência devem ser, no mínimo, multifacetadas.

Se seu objetivo é aumentar as vendas por cliente e fidelizar a marca, então é hora de pensar fora da caixa das técnicas tradicionais de marketing.

Hoje vamos nos concentrar em três estratégias de marketing digital para lojas de conveniência que você pode (e deve) começar a implementar de imediato.

Estude sua concorrência e depois inove

O que poderia ser melhor do que aproveitar as dicas do que já está funcionando bem, certo? Bem, estudar é uma coisa, mas identificar e depois implementar as estratégias das quais você pode se beneficiar é outra.

Isto deve ser óbvio, mas não se limite a seguir cegamente as técnicas de marketing de uma cadeia de lojas de conveniência popular. A sua pode ter diferenças importantes que devem afetar a sua abordagem de marketing. Por exemplo, sua loja de conveniência fica aberta 24 horas? Vocês oferecem os mesmos tipos de produtos?

Estas são questões que podem pesar muito sobre se você deve ou não adotar nas suas táticas para sua campanha de marketing. Além disso, certifique-se de levar em conta outras considerações como localização, tamanho, ofertas, etc.

Com isso dito, há muito que você pode aprender observando as empresas ao seu redor. Compilar e analisar as pesquisas sobre seus concorrentes mais próximos. O que eles estão fazendo que você não está fazendo? Que vantagens eles têm que você não tem?

Ter as ferramentas de marketing corretas é essencial, o que nos leva ao nosso próximo ponto…

Use um sistema de sinalização digital para uma melhor promoção da produção

Quando se trata de exibir promoções da sua loja de conveniência e seduzir os clientes a gastar um pouco mais, a sinalização digital é algo muito importante. Com vídeos e imagens vivas e atraentes, as telas digitais são muito mais propensas a chamar a atenção dos clientes que entram em sua loja ou se aproximam.

A sinalização digital da loja de conveniência permite a criação de conteúdo personalizado que muda e se desloca automaticamente. Ela pode ser configurada para anunciar promoções de seus produtos no momento exato.

A chave para a eficácia da sinalização digital é a sua natureza chamativa. Colocando de forma simples, o conteúdo digital brilhante que exibe imagens em movimento é como um ímã para chamar a atenção. A sinalização digital de lojas de conveniência é praticamente impossível de ignorar.

Além disso, a sinalização digital pode ser usada para uma série de outras coisas, tais como telas voltadas para funcionários, quiosques de autoatendimento digital, e muito mais.

Você pode aproveitar essa mesma estratégia em suas redes socais e motivar os potenciais clientes a visitarem sua loja e consumirem os seus produtos.

Desenvolver a lealdade com uma melhor experiência do cliente

A experiência do cliente é, sem dúvida, o aspecto mais importante de seus serviços. Contudo, com as tecnologias atuais, um certo nível de conveniência é esperado. E por isso, você não quer ser deixado para trás pela concorrência que oferece uma experiência mais atenciosa e personalizada.

Acima de tudo, a incorporação das tecnologias que seus clientes utilizam diariamente é uma necessidade. Portanto, se você ainda não tem um aplicativo ou site, agora é a hora de criar um. Ao passo que, oferecendo descontos e promoções através de seu aplicativo, você obterá um precioso compromisso do cliente com sua marca.

Mas não pare por aí, use as mídias sociais para promover novos produtos e serviços. Você também pode oferecer um programa de recompensas com pontos de fidelidade como o Pegapontos para fidelizar seus clientes.

Faça seu marketing digital e interaja com seus clientes o máximo possível através de todos os pontos de mídia disponíveis.

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