Qual a melhor estratégia digital para um restaurante de rodovia

Atrair clientes para seu restaurante pode ser um desafio. Mesmo os locais com a melhor comida ou os preços mais baratos lutam para encher todas as suas mesas em uma noite de pouco movimento.

Ao escolher uma estratégia, os proprietários de restaurantes devem pensar no tipo de cliente que desejam atrair, bem como no posicionamento de sua própria marca e nos recursos disponíveis.

A chave para qualquer negócio de sucesso é saber como comercializar para seu público. Você precisa responder perguntas importantes como “Como meu cliente saberá que eu existo?” e “Como posso atrair pessoas para meu restaurante?”.

Suas respostas estão no marketing digital. Embora alguma validade possa ser encontrada nos meios tradicionais de publicidade, como a distribuição de folhetos e comerciais de TV, o mundo em grande parte se tornou digital. Se você não tem uma presença on-line, você acabará ficando para trás.

Qual a melhor estratégia digital para um restaurante de rodovia

Tenha presença online

Atualmente, todos estão disponíveis em plataformas de redes sociais, seja no Facebook, Instagram, TikTok, ou qualquer outro. Portanto, a melhor maneira de aumentar as vendas de seus restaurantes é aproveitar esta força e fazer a presença do seu restaurante aumentar nestas plataformas. Por isso, é importante que você crie o perfil do seu restaurante nessas redes sociais.

No entanto, certifique-se de atualizar estas páginas regularmente carregando fotos, vídeos e posts de seus produtos ou sobre os próximos eventos que seu restaurante irá realizar. Você também pode usar estas páginas para notificar seus clientes a respeito de coisas como mudanças nos horários do restaurante ou mudanças no cardápio. A mídia social é muito benéfica quando você tem que fazer anúncios a respeito de ofertas especiais ou descontos.

Imagine que seu potencial cliente visite sua página em alguma rede social para conferir os itens do menu e as fotos, mas o que eles veem é que o último post tem quase seis meses de existência. Será que isso deixará uma boa impressão? É claro que não!

Portanto, certifique-se de alcançar seus clientes através destas páginas e até mesmo comunicar-se com eles através de comentários. Além disso, lembre-se de que você nunca deve ignorar uma crítica ruim. Reconheça as críticas ruins e peça desculpas pelo inconveniente.

Você deve acompanhar todos os feedbacks de seus clientes, sejam eles positivos ou negativos. Tais ações não só ajudarão na retenção de clientes insatisfeitos, mas também criarão novos clientes e impulsionarão as vendas do restaurante.

Aumente sua presença em dispositivos móveis

Não é segredo que cada vez mais pessoas acessam a web em seus dispositivos móveis. Não importa quanto tempo você coloque no site de sua empresa, se ele não estiver otimizado para telefones e tablets, a maioria de seus clientes não ficarão em seu site. Certifique-se de que o seu site tenha uma ótima aparência e funcione corretamente tanto em tablets, telefones e computadores.

Quando os consumidores pesquisam produtos ou serviços, eles julgam a credibilidade de uma empresa com base em seu website. Se a interface do site de seu restaurante é algo confuso ou feio, é provável que os potenciais clientes saiam do seu site para encontrar um que gostem mais.

Seu website precisa ser profissional, funcional e de fácil utilização. Clientes em potencial precisam ser capazes de navegar de forma fácil e rápida em seu site para encontrar coisas como menus, horário de operação e seu endereço. Além disso, lembre-se que a maioria das pessoas usa seu smartphone para pesquisar essas informações, por isso seu website deve ser otimizado para dispositivos móveis.

Finalmente, invista algum tempo e dinheiro em imagens profissionais de seu restaurante, dos pratos de alimentos que você oferece, e seu pessoal. A comida vai parecer mais apetitosa e seu restaurante vai parecer mais profissional. Isso dá aos potenciais clientes uma sensação de intimidade com seu restaurante, mesmo antes de sua visita.

Ganhe seguidores nas redes sociais

Ter um site que está repleto de códigos SEO é ótimo (e necessário). Entretanto, há algumas maneiras mais proativas de dirigir o tráfego para seu site.

O marketing digital para restaurantes sem uma estratégia de mídia social é uma loucura. Você não só pode reunir um grupo de pessoas que são atraídas pelo seu restaurante e que provavelmente serão clientes recorrentes, mas as redes sociais também oferecem oportunidades efetivas de networking. A melhor parte é que você tem muitas opções tanto para campanhas publicitárias gratuitas quanto pagas.

Por exemplo, você pode comercializar de forma gratuita nas redes sociais, realizando sorteios e concursos, oferecendo refeições gratuitas, cartões-presente ou mesmo prêmios em dinheiro para os vencedores. A chave é usar o concurso para ampliar seu alcance, incentivando os usuários a curtir, comentar e compartilhar suas postagens. Por sua vez, seus seguidores verão sua marca, serão expostos à ela e provavelmente começarão a seguir seu perfil para também concorrer pelos prêmios.

Entretanto, você também pode procurar um marketing pago que permita escolher quanto você gasta por dia com sua campanha, bem como seu público alvo (com base na idade, sexo, localização, e mais). Essa estratégia possui a vantagem de fornecer dados analíticos que mostram o sucesso e o desempenho de seus anúncios. Você poderá ver como cada anúncio se comportou em termos de engajamento (cliques de link, curtidas, ações, comentários) para ajudá-lo a melhorar seus próximos anúncios.

Convide influenciadores digitais

Se você ainda tem que acumular um público alvo forte ou está procurando um público alvo maior, considere os influenciadores digitais. Os influenciadores digitais são aqueles que estabelecem credibilidade dentro de certos nichos e comunidades e, como resultado, muitas vezes têm milhares, senão milhões de seguidores.

Se houver algum influenciador digital que esteja de acordo com seu público alvo dentro do nicho alimentar em sua localidade, pode não ser uma má ideia convidá-los para comer em seu restaurante. Se eles gostarem de sua comida, você pode conseguir um contrato de marketing. Em troca de criarem um post sobre seu restaurante e divulgá-lo de forma mais efetiva atraindo novos clientes.

Mantenha o engajamento online alto

Finalmente, é importante entender que a consistência é tudo no marketing digital de restaurantes. Se você quiser que sua comunidade se lembre de seu nome na hora de procurar por uma refeição, você deve fazer um esforço para que isso aconteça. Executar uma campanha publicitária uma vez por ano não é suficiente.

Entretanto, isto não significa que você tenha que investir em marketing pago e sorteios para manter os clientes do seu restaurante. São as pequenas coisas como atualizar seu site de forma regular, postar novos conteúdos algumas vezes por semana nas redes sociais e anunciar novos itens em seu menu. Mas lembre-se, você tem que manter a comunidade envolvida, colocando novos especiais on-line, respondendo perguntas e comentários.

Você também pode oferecer um programa de recompensas com pontos de fidelidade como o Pegapontos para fidelizar seus clientes. O Pegapontos, o programa de benefícios do motorista mais utilizado nas rodovias, pode levar mais de 300 mil novos clientes até seu estabelecimento.

Afinal, com um programa de benefícios o cliente que ainda não conhece o seu restaurante, será motivado a consumir para poder trocar seus pontos por produtos. 

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