Como os motoristas se comportam nas rodovias

Como os motoristas se comportam nas rodovias

Embora o caminhoneiro seja fundamental para nossa sociedade moderna ao facilitar a movimentação eficiente de mercadorias, muitas poucas pessoas dedicam seu tempo para pensar sobre como é ser um motorista…

Neste artigo, vamos explorar como os motoristas se comportam nas rodovias do Brasil. Afinal, o transporte com caminhões tem desafios que incluem longas horas de serviço, tempo longe de casa e dificuldade de acesso a alimentos saudáveis.

Em muitos aspectos, ser um motorista é mais um estilo de vida do que um emprego.

Como os motoristas se comportam nas rodovias?

Antes de mais nada, os dias podem começar muito cedo. Ao passo que muitos motoristas gostam de dirigir durante o dia, outros, porém, preferem dirigir durante a noite. Eventualmente, os motoristas de caminhão não têm horário de início definido, muito menos horário de parar.

Alguns motoristas são pagos por entrega, mas na maioria dos casos a compensação é calculada por quilometragem. Sendo assim, existem os motoristas autônomos e os motoristas contratados por alguma empresa.

Há muitas regalias que vêm com o horário de um caminhoneiro, não sendo a menor delas uma visão única do país, assim como a camaradagem entre seus companheiros.

Tempo apertado

A vida de um motorista de caminhão é responder ao chamado da estrada enquanto movimenta mercadorias pelo país. Uma vez na estrada, os motoristas de caminhão são presos a um horário apertado. Bem como, os motoristas devem ficar sempre alertas para possíveis atrasos, tais como veículos lentos ou acidentes. Entretanto, o mau tempo e a falha de equipamentos, estão fora do controle do motorista. Ainda assim, há uma expectativa de que a entrega seja feita de acordo com o cronograma, portanto os motoristas de caminhão devem fazer todos os esforços para levar suas remessas ao seu destino a tempo.

Dias longos

Os motoristas de caminhão normalmente trabalham em dias bastante longos. A duração real do dia de trabalho pode variar dependendo da rota e da disponibilidade de áreas de descanso e alimentação, do destino, do clima, do trânsito ou de outros perigos da estrada.

Em todo o mundo, a maioria dos motoristas de caminhão enfrenta horas de trabalho irregulares ou trabalho por turnos e permanecem acordados por mais de 18 horas/dia. Um exemplo de trabalhadores de turno irregular é o caminhoneiro autônomo que trabalha mais de 12/14 horas em horários irregulares e vários turnos, com algumas horas de sono (4 a 6 horas).

Tenha em mente que os motoristas de caminhão só ganham dinheiro quando estão dirigindo, portanto, fazer mais pausas do que o necessário pode não só prolongar seu dia, mas também cortar sua lucratividade.

Encerrando o dia

Uma vez que a noite se aproxima, um caminhoneiro já passou uma quantidade substancial de tempo na estrada. À noite, o caminhoneiro estará procurando um lugar para sair e descansar. Se seu caminhão estiver equipado com um dormitório, eles passarão a noite no caminhão. Caso contrário, eles precisarão ter acesso a instalações onde possam descansar.

Tipicamente, um caminhoneiro pegará alguma comida, ligará para casa e irá dormir à noite. De manhã, eles começam o ciclo novamente.

Vida solitária

Um dia na vida de um caminhoneiro é também um dia em grande parte solitário. Os caminhoneiros passam a maior parte de seu dia sozinhos, sem outra interação humana. A maioria dos caminhoneiros se conecta com sua família quando estão em uma pausa para o almoço ou no final da noite.

Embora a vida de um motorista de caminhão possa ser um desafio, há alguns grandes benefícios associados à profissão. A condução de caminhões continua sendo uma das profissões mais bem remuneradas para pessoas sem formação acadêmica e tem uma barreira relativamente baixa para a entrada da maioria. Embora o crescimento salarial dos motoristas de caminhão tenha ficado atrás de outras indústrias nas últimas duas décadas, os empregadores estão começando a aumentar constantemente os salários, num esforço para manter os atuais funcionários e atrair novas pessoas para entrar no campo em meio a uma escassez de motoristas.

Como atrair motoristas ao seu posto de combustível?

Agora que você já sabe como os motoristas se comportam nas rodovias. Você deve pensar em como atraí-los ao seu posto de combustível. Para isso, você deve pensar em alguns fatores, como:

Visibilidade

Um posto de combustível localizado em uma rodovia deve ser visível de longe. Pois, caso contrário o motorista não terá tempo de reduzir e entrar no posto. A visibilidade serve justamente para o motorista avistar o posto tanto de dia quanto de noite. Assim ele pode reduzir e entrar. Uma boa alternativa é colocar placas informativas pelo menos 1 Km antes com os serviços oferecidos no posto. Por exemplo, almoço, chuveiros e segurança. Isso com certeza irá atrair o motorista.

Espaço para manobras

Um caminhão requer uma boa área para manobrar e estacionar. Por isso, é indicado que o posto tenha uma boa área destinada a essa função.

Infraestrutura

Como dito acima, os motoristas passam muito tempo fora de casa. Nem sempre tem um lugar adequado e seguro para dormir e se alimentar. Sendo assim, seu posto deve oferecer o máximo de serviços possíveis. Esses serviços em um único lugar agirão como um ímã de motoristas. Afinal, o motorista em geral não gosta de parar em diversos postos. Se ele encontrar tudo que deseja no seu posto, você pode acabar tendo um diferencial.

Tente oferecer os serviços que os motoristas mais precisam. Por exemplo, alimentação, caixas eletrônicos, sanitários, chuveiros, além de uma boa área para descanso com segurança e internet para uma boa comunicação com a família.

Parcerias com outras marcas

Uma forma de atrair mais motoristas ao seu posto é por meio de parcerias com outras marcas. Você pode fazer parcerias com:

  • Lanchonetes;
  • Restaurantes;
  • Farmácias;
  • Hotéis;
  • Pousadas;
  • Oficinas;
  • Funilarias;
  • Autopeças.

Você também pode participar de um programa de fidelidade como o Pegapontos.Pegapontos é um programa de recompensas (fidelidade), que atende ao segmento de postos de combustíveis, restaurantes e motoristas. Nele, ao abastecer em um dos postos parceiros geradores de pontos, o motorista recebe uma quantidade de pontos na hora.

Essa quantidade varia conforme a categoria que o motorista pertence dentro do Pegapontos. Sendo a categoria inicial a PRATA, a categoria VIP, que concede mais 10% de bônus e a categoria ELITE, em que o motorista ganha mais 20% de bônus.

Compartilhe: